Clique abaixo para manter o site online

Zona 14" explica o crescimento de Neymar



Uma dessas descobertas explica o crescimento de Neymar nos últimos meses: a Zona 14. Esse setor corresponde à entrada da área, também chamado de funil, e foi o lugar do campo no qual Neymar fez o gol que decidiu a Copa da França.

Ela foi criada em 1999, quando dois pesquisadores da Universidade de John Moores, em Liverpool, dividiram o campo em 18 pedaços e mapearam todas as chances de gol dos semifinalistas da Copa do Mundo de 1998. Acabaram descobrindo que 70% dos passes decisivos e um quarto dos gols tinham a mesma origem: o pedaço de número 14 no mapa.

Setor onde o time dá sentido para a posse de bola e desorganiza a defesa, ao invés de tocar de um lado para o outro", contra Tom Reilly, autor do estudo, ao jornal New Scientist. Quem ocupa essa faixa tem um leque imenso de possibilidades: dar o passe, cruzar, tocar para trás e até finalizar de média distância. É o local onde o objetivo do jogo - o gol - é concretizado.

A ideia é que Ney fique sempre centralizado. Di Maria e os atacantes rodam bastante o campo. Como os laterais estão sempre bem abertos e Paredes avança, o PSG faz diversas aproximações no lado do campo.

Ney vira um tipo de "fantasma" para o adversário, que tem o problema de conter o avanço pelos lados e por isso concentra mais jogadores lá. Parece fácil, mas é muito difícil para um jogador evitar a tentação de chamar o jogo e tocar na bola menos vezes. Ainda mais para jogadores brasileiros que adoram trocar passes curtos.

Zona 14 fica menos povoada. Isso significa menos jogadores para Neymar driblar e um espaço maior de atuação e de procura pelo passe ao gol. Foi como o tento decisivo saiu: Neymar começa na Zona 14, a triangulação pelo lado quebra a defesa e o brasileiro aproveita o rebote.


FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.